Na contramão: SENAD mantém acordo com Comunidades Terapêuticas. Secretário afirma que está investindo em rede “alternativa” de tratamento fora do SUS

O secretário Vitore Maximiano confirmou que a SENAD manterá os compromissos firmados com as Comunidades Terapêuticas em relação ao repasse de verbas, investimento e apoio a rede “alternativa” de tratamento de usuários de drogas. A SENAD confirma que está investindo somente fora do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Junho o secretário recebeu membros do lobby das Comunidades Terapêuticas e afirmou que “Na próxima semana estarei conversando com o Ministro da Justiça e colocarei novamente em pauta essa questão e acredito que conseguiremos ajudar as comunidades terapêuticas” (fonte: http://saojoaquimonline.com.br/06/06/2013/ronaldo-benedet-discute-politicas-publicas-sobre-drogas/)

lobby_vitore

(foto: Secretário Vitore Maximiliano com o Dep. Federal Ronaldo Benedet, defensor do modelo das comunidades terapêuticas)

Também em Julho o Secretário havia visitado a Fazenda da Esperança do Padre Haroldo. Nesta ocasião Vitore afirmou “É um programa que foi lançado este ano e tem o objetivo de abrir vagas em comunidades terapêuticas no País. Ao todo serão 10 mil vagas em diversas cidades do Brasil. O Padre Haroldo é uma delas e é um exemplo de instituição que é seguida por outras. Temos um estudo que diz que 70% dos usuários que estão na rua querem um tratamento”

lobby_vitore2

Agora em Agosto no evento de balanço do Plano de Enfrentamento ao Crack o Secretário Vitore Maximiliano também deixou claro para a platéia: “Na ocasião, Maximiano enfatizou ainda que a Senad está investindo no fortalecimento de uma rede de tratamento alternativo, oferecido pelas comunidades terapêuticas.” (fonte: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/politica/noticias/arqs/2013/08/0027.html)

NA CONTRAMÃO

Em ABRIL o Secretário Vitore Maximiliano recebeu dos coordenadores dos Centros Regionais de Referência em Crack “Manifesto sobre o Redirecionamento e Implementação da Política Nacional sobre Drogas”.  Este documento assinado por 30 dos 52 centros de pesquisa cobra investimento público que está sendo desviado para as Comunidades Terapêuticas.

manifesto_crr

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s