Internação compulsória de adultos usuários de crack será discutida em Brasília

Internação compulsória de viciados em crack será discutida em Brasília

Eduardo Paes se reunirá com o ministro da saúde nesta quinta-feira (25).
RJTV flagrou viciados debaixo de viaduto na Ilha do Governador.

A polêmica da internação compulsória de adultos viciados em crack pode ser resolvida nesta quinta-feira (25) em Brasília, em uma reunião do prefeito do Rio, Eduardo Paes, com o ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Nesta quarta-feira (24), equipes do RJTV flagraram dezenas de drogados debaixo de um viaduto na Ilha do Governador.

A Praça do Caracol é mais um endereço dos viciados em crack na cidade. Uma cracolândia que cresceu, depois da ocupação das favelas de Manguinhos e Jacarezinho.

Debaixo do viaduto da Ilha do Governador, na Avenida Brasil, em frente à favela Parque União, um acampamento de usuários da droga. Com barracas, móveis, até um berço. Nem os tapumes, nem mesmo as pedras colocadas no chão impediram que eles se acomodassem por ali.

Assim que os agentes da prefeitura chegam, eles correm. Na fuga, os viciados pulam os tapumes, as grades de proteção. Quem fica, resiste. Uma mulher ameaça os assistentes sociais com uma pedra e um homem se debate.

Sessenta adultos e três adolescentes foram acolhidos em operação nesta quarta-feira (24) e os tapumes foram retirados.

“Vai ser feita uma obstrução que a gente chama de talude, como foi feito na Cidade Nova. Todos os viadutos no entorno da Cidade Nova receberam aquela base de concreto e aí obstrui definitivamente esta região.”, disse o subprefeito da Zona Norte, André Santos.

Mas uma hora depois, a droga já estava nas ruas livremente de novo.

E os viciados já haviam retornado para as margens da Avenida Brasil onde uma mulher fez da calçada a própria sala.

A prefeitura anunciou na segunda-feira a criação de 600 vagas para o tratamento de dependentes de crack. Eduardo Paes disse que pretende tornar compulsória a internação de adultos viciados na droga. O assunto será discutido numa reunião, nesta quinta-feira (25), em Brasília com o ministro da saúde Alexandre Padilha.

A propsoa divide opiniões. Há quem questione se a medida é legal, ou se é eficiente para livrar um dependente do vício. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio é a favor desde que a internação seja autorizada por um juiz.

“Essas pessoas não têm autodeterminação, não são capazes de avaliar o que é melhor para elas. os juízes vão examinar os pedidos , autorizar ou não a internação”, disse Manoel Rebelo.

Mas a psiquiatra Maria Tereza Aquino especializada no atendimento a dependentes químicos é contra. Segundo ela, para o tratamento dar resultado, é preciso vontade do paciente.

“Eu sou favorável que haja ações em ambulatórios, ônibus volantes, equipes em hospitais nas emergências permanentemente prontas a atender essa clientela. Então ele vai ter opção: ou eu vou para a droga que permanentemente me recebe, ou então vou para saúde que vai me receber”, disse.

Eduardo Paes se reuniu com moradores do Jacarezinho nesta segunda (Foto: J.P.Engelbrecht / Prefeitura do Rio)Paes se reuniu com moradores do Jacarezinho,
onde anunciou a medida de internação de viciados
(Foto: J.P.Engelbrecht / Prefeitura do Rio)

Desde março de 2011, quando começaram as operações da secretaria municipal de Assistência Social com a ajuda da polícia para retirar usuários de crack das ruas, mais de quatro mil viciados foram recolhidos. Nesse número também estão os reincidentes. Mesmo assim, se todo usuário de crack resolvesse ficar nos abrigos, a conta não fecharia. O município tem pouco mais de 500 vagas para dependentes químicos. Eduardo Paes quer criar 600 vagas emergenciais.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique emg1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s